Hoje vamos falar sobre um assunto que preocupa a maioria dos idosos: a memória! A memória é a capacidade de armazenamento de todas as formas de conhecimento adquirido por nós em nossas relações com o meio ambiente. É a capacidade de aprender coisas novas, relacioná-las com informações já guardadas e tirar novas conclusões, das quais nos lembraremos depois.
É comum associar a perda de memória à idade. E achar que estamos muito mal porque a memória falha. Ficamos ansiosos, angustiados, tristes e até com raiva!
Mas preste atenção aos sucessos da sua memória. Diariamente, todos nós nos lembramos de uma quantidade enorme de informações, mas não damos muita importância para isso, não é mesmo? Os momentos de esquecimento é que parecem sempre mais marcantes!
Tente fazer um esforço consciente para pensar em tudo o que consegue recordar. Percebeu de quanta coisa você se lembra?! E, em situações de esquecimento, procure avaliar por que realmente não conseguiu trazer a lembrança à mente. Você prestou atenção na hora de gravar a informação? A informação é muito complexa e necessita ser revisada várias vezes?
Antes de acusar sua memória, é bom entender por que a informação não estava disponível no momento em que você precisou dela.
Muitas vezes, é preciso apenas praticar alguns exercícios para treinar a atenção, a concentração, a percepção e o raciocínio.
Como anda sua memória?
1. Você costuma esquecer onde guardou objetos pessoais como chaves, óculos, carteira?
2. Você esquece, demora a lembrar ou faz confusão com o nome de algumas pessoas conhecidas?
3. Quando está conversando ou contando algo lhe dá o famoso “branco”?
4. Quando está lendo tem que voltar atrás porque parece que “perdeu o fio da meada”?
5. Você não se lembra de alguns compromissos ou do que teria de comprar em algum estabelecimento?
Se você respondeu “sim” a 2 ou mais perguntas, é importante praticar atividades para melhorar sua memória!
Pensando nisso, o CCI Aconchego está oferecendo duas atividades no período da manhã para ativar a mente e o corpo. São a Oficina da Memória às sextas-feiras e a Dança Sênior às quintas-feiras. Ambas com duração de 4 meses, para pessoas acima dos 50 anos.
Informe-se conosco como participar!
* Carolina Sasso Lacase - psicóloga
Parabéns Carol, está muito bom garota...
ResponderExcluirMas se me permite, quando é que você vai criar o seu blog para postar aquelas coisas lindas que eu sei que você escreve, ein? Beijos